Qualisan completa 10 anos com 25 franquias no país

By 9 de dezembro de 2019Artigo

A Qualisan Consultoria Sanitária completa, em 2019, 10 anos de existência com muitos motivos para comemorar. A empresa que tem sede em Mogi das Cruzes, na região da Grande São Paulo, encerra o ano com 25 franquias em 8 estados do Brasil e mais de 3 mil clientes fixos. Na última semana, franqueados e colaboradores se reuniram no X Encontro Anual da Qualisan para comemorar, fazer um balanço dos trabalhos e planejar o próximo ano de atuação no mercado de alimentação e food service.

Fundada em 2009, a Qualisan surgiu depois que um dos sócios – o médico veterinário Daniel de Freitas Souza Campos – acumulou anos de experiência à frente do serviço de Vigilância Sanitária de Mogi das Cruzes. “Logo que terminei o curso de Medicina Veterinária passei em um concurso público da Prefeitura de Mogi e a vaga era para formação da primeira equipe de Vigilância Sanitária Municipal”, conta ele. A atuação tanto no treinamento dos funcionários do órgão quanto na fiscalização dos estabelecimentos fez com que ele percebesse a carência de informações relativas às normas e leis sanitárias por parte das empresas do setor de alimentação.

“A legislação é muito rígida e os pequenos e médios comerciantes muitas vezes não podem contar com o serviço de um nutricionista ou outro profissional que desenvolva um Manual de Boas Práticas e outros documentos exigidos pelos órgãos de fiscalização, além de orientar os colaboradores sobre tudo que envolve o trabalho de manipulação de alimentos”, destaca Campos. Ao notar essa lacuna no mercado, o médico veterinário criou a Qualisan – uma empresa que presta serviços a padarias, supermercados, bares, restaurantes, indústrias de alimentos.

Ao lado dos sócios Luiza Crozariol Campos e Wilson Paiva, o empresário desenvolveu vários serviços relacionados à qualidade sanitária para garantir a qualidade dos alimentos vendidos pelos clientes e prevenir multas e outras autuações por parte dos órgãos fiscalizadores.

Visitas técnicas, desenvolvimento e atualização de documentos, elaboração de Manuais de Boas Práticas, fichas técnicas, POP’s (Procedimentos Operacionais Padronizados), rótulos e tabelas nutricionais de produtos de fabricação própria, análise da qualidade da água, entre outros.

O sucesso do trabalho da Qualisan fez com que empresas do setor de alimentação e food service de várias cidades do país buscassem os serviços da Qualisan. Para atender à essa demanda, em 2013 teve início o processo de franqueamento com a abertura de unidades fora da região da Grande São Paulo. As primeiras franquias foram abertas em São José do Rio Preto, Taubaté, Litoral Sul de São Paulo e Campinas.

“Aos poucos, o interesse em ser um franqueado Qualisan aumentou por sermos uma franquia de baixo investimento – se comparado a outros tipos de franquias existentes no Brasil – e por haver realmente um mercado a ser atendido em nossa área em cidades de todos os portes”, comenta Campos, acrescentando que – ao desenvolver o processo de franqueamento – notou que não havia outra empresa franqueadora do segmento de consultoria sanitária no país.

Depois das primeiras franquias, muitas outras vieram e – só em 2019 – foram abertas 13 novas franqueadas Qualisan. Hoje a empresa também tem unidades em Americana, Atibaia/Bragança Paulista, Bauru, Santo André, São Bernardo do Campo, São Carlos, Presidente Prudente. Fora do Estado de São Paulo, a Qualisan está presente em Curitiba, Foz do Iguaçu/Cascavél, Guarapuava, Londrina e Maringá (PR); Criciúma e Florianópolis (SC), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Betim/Contagem (MG), Palmas (TO) e Petrolina (PE). “Além dessas três outras franquias já estão em processo de preparativos para implantação”, revela.

No X Encontro Anual da Qualisan, a empresa lançou um aplicativo que ganhou o nome de “Qualitrix” e foi desenvolvido exclusivamente para utilização das franquias, técnicos e consultores no atendimento aos clientes.

“Nossos investimentos em tecnologia neste que é o 10º ano da Qualisan dá o tom daquilo que projetamos para daqui para frente: modernização, mais crescimento e contribuição não só aos pequenos e médios empresários do setor de alimentação, mas à saúde e à segurança dos consumidores”, finaliza o sócio proprietário da Qualisan.