Saiba a importância das fichas técnicas de alimentos para qualidade dos produtos e faturamento da sua empresa

By 14 de junho de 2019Serviços Qualisan

Um serviço essencial para empresas alimentícias e do setor gastronômico – oferecido com excelência pela Qualisan Consultoria Sanitária – é a elaboração de fichas técnicas de alimentos. Esse documento determina os ingredientes, quantidades, custos para o preparo de cada receita de forma a estabelecer um padrão e controlar custos. Quando elaborada de forma precisa e personalizada, ela faz toda diferença na qualidade, agilidade e até nos lucros da empresa.

“Não importa se o estabelecimento é um restaurante, um bar, uma indústria de produtos processados ou insumos. Na área de alimentos, a ficha técnica é fundamental tanto para o proprietário ou administrador do negócio quanto para os colaboradores que atuam na cozinha”, explica o diretor da Qualisan Consultoria Sanitária, Daniel Campos. Ele afirma que a experiência e know-how da Qualisan nesse serviço permite uma análise detalhada dos procedimentos e no desenvolvimento fichas técnicas que realmente facilitam o dia-a-dia.

Segundo Campos, entre as principais funções das fichas técnicas está a padronização de todo o processo de preparação dos pratos ou outros itens comercializados. “Por uma série de motivos, lidar com alimentos requer muita agilidade, logo, quanto mais práticas forem as informações da ficha técnica, mais eficiente será o trabalho”, explica. Ele acrescenta que – além de agilizar o serviço – a ficha técnica determina um padrão a ser seguido no preparo das receitas.

“É muito comum que a rotatividade de colaboradores que atuam na produção dos itens prejudique o padrão de qualidade de um prato ou produto processado, o que representa um risco muito grande”, exemplifica o diretor da Qualisan. Com uma boa ficha técnica, os pratos terão sempre a qualidade desejada, independentemente de quem os prepare. As quantidades de cada ingrediente, rendimento das porções, dados sobre as etapas de preparação são algumas das informações que não podem faltar.

Outra grande vantagem de poder contar com uma ficha técnica elaborada pela Qualisan diz respeito à precificação dos produtos alimentícios. “A ficha técnica traz os custos dos ingredientes e de tudo o que envolve o preparo da receita, assim como a quantidade de cada item, permitindo a verificação de despesas e a projeção de lucros”, frisa Daniel Campos, lembrando que o documento também ajuda a equipe a evitar desperdício de ingredientes, o que também gera economia.

Consulte a Qualisan Consultoria Sanitária sobre a elaboração ou revisão de fichas técnicas, clique aqui para entrar em contato.

Leave a Reply