Perdas por produtos vencidos – como evitar?

Perdas vão de prazo de validade vencido a problemas no estoque

Evitar perdas por produtos vencidos ou por controle inadequado de estoques estão entre os objetivos do setor supermercadista ao buscar os serviços da Qualisan Consultoria Sanitária. Pela grande quantidade de itens comercializados nesses estabelecimentos, com diferentes formas de armazenamento e exposição aos clientes, evitar prejuízos passa por medidas como treinamentos contínuos da equipe e utilização de ferramentas de gestão.

Por onde começar?

Ao buscar soluções eficientes de controle de perdas, os supermercados esbarram em desafios como:

  • eliminar fraudes, extravios e avarias nos produtos
  • controlar de forma eficiente os prazos de validade
  • monitorar a diferença entre o número de produtos registrados no sistema quantidade real existente

O primeiro passo para reduzir perdas é identificar em quais fases do trabalho no supermercado elas ocorrem. Isso passa por questões logísticas, de segurança e de recursos humanos, já que muitas das perdas ocorrem por erros nos processos e falhas gerenciais. Observar os pontos vulneráveis das atividades do supermercado é essencial para fazer as correções necessárias e implantar um programa de prevenção de perdas com a padronização de processos.

A Qualisan Consultoria atua nos aspectos sanitários e de controle de qualidade, que representam uma parcela substancial dessas perdas.

Perdas por prazo de validade

Uma pesquisa divulgada em 2019 pela ABRAPPE – Associação Brasileira de Prevenção de Perdas mostra que o vencimento do prazo de validade representa 24% das perdas do atacado e varejo. Já a perecibilidade ou deterioração dos produtos corresponde a 18% dos prejuízos.

Ambos prejuízos podem e devem ser minimizados por vários motivos:

  • diminuir as perdas financeiras
  • evitar multas por parte da fiscalização
  • garantir a segurança dos alimentos para os clientes
  • prevenir crises de imagem junto aos consumidores

Consultoria sanitária para redução de perdas

A experiência da Qualisan Consultoria Sanitária no atendimento ao setor supermercadista mostra que terceirizar o plano de redução de perdas em um estabelecimento – com consultores qualificados – é a forma mais eficiente de diminuir os prejuízos.

“Como, muitas vezes, as causas dessas perdas passam por erros gerenciais ou dos próprios colaboradores, uma consultoria externa – e não do próprio supermercado – consegue corrigir os problemas com isenção e eficácia”, destaca o diretor geral da Qualisan Consultoria, Daniel de Freitas Souza Campos.

A atuação dos consultores da Qualisan inclui um intenso treinamento das equipes para conscientização sobre as responsabilidades e os prejuízos financeiros que podem impactar no trabalho de todos. Com um cronograma de cursos e atualizações que envolvem boas práticas a serem incorporadas no dia a dia já é possível observar bons resultados tanto na redução de produtos vencidos quando de itens perecíveis que precisam ser descartados.

Com a consultoria da Qualisan, os clientes do segmento de supermercados também podem contar com check-lists por meio de aplicativos e outras tecnologias de gestão que garantem um controle de perdas mais eficiente. Outro ponto importante é a realização eficiente do controle de pragas, que é mais um aliado na redução dos prejuízos, especialmente no estoque.

Lembre-se: prevenir perdas significa diminuir prejuízos e aumentar os lucros. Entre em contato com a Qualisan e conheça este serviço!