Um dos métodos mais eficientes para identificar e eliminar possíveis problemas nas etapas de produção de alimentos, garantindo produtos seguros à saúde do consumidor, e diminuir o desperdício na produção é o Sistema Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC ou HACCP, na sigla em inglês), criado na década de 50.
A elaboração e implantação do APPCC é mais um dos serviços oferecidos pela Qualisan.
Neste sistema de trabalho é feita uma análise dos perigos e pontos críticos existentes em cada etapa da produção. E, a partir desta análise, são criadas soluções e medidas preventivas de controle de possíveis problemas. Fazer a avaliação e colocar em prática o APPCC leva algum tempo, já que é preciso registrar cada passo dado.
“O APPCC é o único sistema que garante a eliminação completa de determinados perigos, como micro-organismos nas carnes ou agrotóxico nos grãos, uma vez que identifica os possíveis problemas e pontos críticos e os corrige, para que eles não aconteçam. Parece um processo trabalhoso, que exige ainda investimento técnico, mas o retorno é imediato, porque já diminui o desperdício e aumenta a segurança. Muitas redes varejistas exigem que os fornecedores tenham APPCC”, explica o diretor da Qualisan, Daniel F. S. Campos.
O trabalho da Qualisan neste serviço consiste em formar a equipe de APPCC na empresa, planejar e implantar o sistema, que é compatível com qualquer porte de organização. Os técnicos da consultoria trabalham em conjunto com os funcionários da empresa até que o sistema esteja implantado.
Os clientes que implantam o APPCC também podem solicitar o ISO 22000, relativo à segurança alimentar.
Curiosidade
O sistema APPCC foi criado a pedido da NASA na época em que a corrida espacial estava acirrada. E, apesar de já ter tecnologia para mandar o homem ao espaço, a Nasa não sabia como mandar comida, garantir a qualidade dos alimentos e a segurança em relação à saúde dos astronautas.
O APPCC foi pensado para garantir que não houvesse nenhum problema, uma vez que identificava e eliminava os pontos críticos. Depois, o sistema foi adaptado e hoje continua sendo utilizado na indústria de alimentos.
Se interessou pelo serviço? Entre em contato conosco!