Os supermercados varejistas estão adotando, cada vez mais, práticas de auditorias que visam garantir a qualidade dos produtos que estão comprando. O nome dado a esse tipo de medida é “Programa de Qualificação dos Produtos”, no qual os auditores conferem documentos, licenças, sistema de produção e manuais de boas práticas. Acontece, por vezes, de acompanharem também a fabricação e embalagem dos itens produzidos no local.
“Essa metodologia era utilizada somente para fornecedores de produtos que levavam a marca própria vendida nas grandes redes. Atualmente, os supermercados estão expandindo a atuação do Programa de Qualificação e realizando auditorias também em grande parte dos fornecedores”, explica o diretor da Qualisan, Daniel F. S. Campos.
Pensando nisso, um dos serviços oferecidos pela Qualisan é voltado para o fornecedor que passará por essa fiscalização específica, preparando-o para auditorias em processo de qualificação. A Qualisan confere todos os documentos exigidos pela empresa, auxilia na elaboração dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POP), da planilha de registros e procedimentos e, em alguns casos, na implantação do sistema de trabalho Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).
“Cada rede tem uma lista específica de documentos porque a legislação determina que, ao escolher um fornecedor, é preciso fazer a qualificação, mas não determina como. Então, os técnicos da Qualisan ajudam a formatar todos estes documentos exigidos. E ainda acompanham as auditorias, que podem demorar dias, uma vez que todo procedimento detalhado do documento é conferido”.
O restaurante The Four Season, que fica em Mogi das Cruzes (SP), é um exemplo prático dos benefícios deste trabalho desenvolvido pela Qualisan. Nas últimas duas auditorias realizadas, 0 restaurante atingiu 99% e 95%, respectivamente, de conformidade com as exigências da rede Mercure Hotéis, para a qual presta serviço. O resultado rendeu, inclusive, um prêmio de melhor restaurante da rede no Brasil.
“Passamos o check-list do Mercure para a Qualisan que nos ajudou a elaborar a documentação solicitada. Agora estamos desenvolvendo em conjunto a implantação da APPCC”, explica Maria Eduarda Forino Silva, que comanda o restaurante com a mãe, Lígia.
Para ela, é essencial ter a ajuda de técnicos na hora de implantar procedimentos e organizar a documentação necessária. “Até porque a legislação está sempre mudando e é difícil acompanhar”, pontua.
Precisando de orientação na auditoria de qualificação? Fale com a Qualisan e receba as orientações de nossa equipe em seu estabelecimento.