Quer elaborar um rótulo? Conte com a Qualisan!

By 15 de janeiro de 2014Serviços Qualisan

O rótulo de produtos embalados na ausência do consumidor deve conter uma série de informações obrigatórias previstas pela legislação.

Como a medida envolve algumas peculiaridades e detalhes técnicos, muitas dúvidas podem surgir por parte das empresas de alimentos.

Por isso, para facilitar este trabalho, a Qualisan Consultoria elabora rótulos para qualquer tipo de produto alimentício.

Entre as informações que obrigatoriamente devem constar nas embalagens estão a lista de ingredientes, dados do estabelecimento e a tabela nutricional. Veja o que diz o artigo 25 da Portaria do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) 05/13, que regula esta medida:

Art. 25. Os alimentos industrializados, quando embalados na ausência dos consumidores, devem apresentar as informações de rotulagem de acordo com a legislação vigente: nome do produto; lista de ingredientes; conteúdo líquido; razão social, endereço completo e CNPJ do fabricante (ou do produtor, ou do importador, ou do distribuidor); identificação do lote; prazo de validade; instruções sobre a conservação, o preparo e o uso do produto; e número de registro na ANVISA ou no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), quando for o caso. Assim como, devem apresentar a informação nutricional exigida pela legislação vigente: valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.

De acordo com o diretor da Qualisan Consultoria, Daniel de F.S. Campos, estas informações são importantes não somente para evitar problemas com a fiscalização, mas também para evitar transtornos com consumidores alérgicos a determinados ingredientes.

Para elaborar os rótulos com informações precisas, a Qualisan conta com um programa específico, além do know-how da equipe técnica. Os dados referentes ao item fabricado, como a quantidade de cada substância utilizada e seus nutrientes, são inseridos neste software, que calcula os índices do produto, criando a tabela nutricional.

Quer saber mais sobre este serviço? Fale com a Qualisan!

Leave a Reply