Franquias Qualisan: histórias de sucesso

By 14 de maio de 2014Franquia Qualisan

Às vésperas de anunciar a quarta franquia no Estado de São Paulo, a Qualisan comemora o sucesso na expansão de suas unidades e revela como surgiu a ideia de estabelecer a Qualisan em outras cidades. Em entrevista ao Blog da Qualisan, o diretor e sócio-proprietário, Daniel Freitas Souza Campos, aponta como as franquias estão sendo instaladas e prosperando nas cidades de São José do Rio Preto, Taubaté, Campinas e a próxima unidade, a ser anunciada por este blog muito em breve, na região do Litoral Sul de São Paulo.

Selo Franquia QualisanAqui selecionados os principais trechos da entrevista:

Blog da Qualisan: Como surgiu a ideia de criar franquias da Qualisan?

Daniel Campos: Surgiu há alguns anos, quando nosso serviço começou a se expandir para outras cidades de regiões muito distantes da Grande São Paulo, como Curitiba e São José do Rio Preto. A ideia ganhou força quando a empresa começou a crescer e se estruturar para isso.

Blog da Qualisan: Como foi a instalação da primeira franquia?

Daniel Campos: A primeira franquia foi em São José do Rio Preto, e a criação desta franquia, assim como em todas as outras que vieram a seguir, foi precedida de uma avaliação de mercado, para verificarmos a demanda da localidade. Esse procedimento é feito para todas as cidades que receberam as franquias. Hoje, posso dizer que a unidade de São José do Rio Preto já está muito bem consolidada.

Blog da Qualisan: O que significa esse trabalho de estruturação?

Daniel Campos: Trata-se da preparação e suporte que fornecemos para o futuro franqueado. Não basta abrir e começar a vender. Os preparativos são divididos em três áreas: a técnica, na qual damos o suporte para os consultores da nova unidade; a comercial, na qual também orientamos a equipe de vendedores e a administrativa, que é voltada ao franqueado, para que ele cuide das questões mais estruturais. Conseguimos oferecer esses serviços depois de um longo e exaustivo treinamento que passamos na Matriz, com a capacitação de todos os funcionários.

Blog da Qualisan: O que é preciso ter para ser um franqueado?

Daniel Campos: Basta ter afinidade e interesse com o ramo de segurança alimentar, além de boa capacidade de comunicação. As técnicas e outros procedimentos relacionados são compartilhados posteriormente com a unidade franqueada.

Blog da Qualisan:  Qualquer região pode receber uma franquia?

Daniel Campos: Sim. Qualquer lugar que possua comércio de alimentos, seja uma cidade apenas ou um conjunto delas. Não é preciso ter um parque industrial do ramo alimentício para se obter sucesso, até porque grande parte dos clientes da Qualisan são do ramo comercial. Então, qualquer cidade de médio porte já possui bares, restaurantes e similares, que são os potenciais clientes. Acredito que a franquia da Qualisan é cabível em qualquer região do País, desde que haja este quantitativo mínimo de estabelecimentos do ramo da alimentação. E se não houver em uma só localidade, é possível expandir o raio de atuação para um grupo de municípios.

 

Blog da Qualisan: Quais são os resultados obtidos até o momento com as franquias já existentes?

Daniel Campos: Felizmente, encontramos perfis bastante empreendedores para serem nossos franqueados e parceiros. São pessoas que preenchem um perfil ágil, com capacidade de articulação e facilidade de comunicação. Estamos muito satisfeitos com o andamento das unidades e os franqueados também estão animados. Alguns já registram resultados interessantes, cumprindo ou até ultrapassando as metas estabelecidas.

 

Blog da Qualisan: Quais são os planos de expansão da Qualisan para mais franquias?

Daniel Campos: Em 2014, prevíamos a abertura de quatro franquias, meta que já atingimos, portanto, considero um excelente resultado pois a franquia teve uma ótima aceitação no mercado, correspondendo às expectativas iniciais. Para este ano, pretendemos consolidar essas quatro unidades. Para 2015, pretendemos partir para outros estados, em capitais e cidades de médio porte. Temos empreendedores interessados em regiões como Bahia, Pará, Rio Grande do Sul e Goiás.

 

Blog da Qualisan: Por fim, qual é o principal diferencial da Qualisan, na sua opinião?

Daniel Campos: Acho que em todo novo negócio, é mais fácil começar com o amparo de uma equipe experiente, que já está no mercado. Assim, as chances de errar são menores, bem como os custos e preocupações também se reduzem. Começar do zero traz muito mais riscos. No caso da Qualisan, considero que a grande vantagem é o modelo de franqueamento que possuímos, com investimentos mais baixos do que outros tipos de franquias, pois como se trata de uma prestação de serviços que independe de estrutura física custosa e equipamentos de alto valor, o investimento para se começar a atividade é baixo.