Verão: época de redobrar os cuidados com os alimentos

By 14 de janeiro de 2014Dica técnica

Com o aumento das temperaturas no verão, empresas que atuam no setor de alimentos devem ficar ainda mais atentas a alguns cuidados para garantir a qualidade de seus produtos e serviços.

Controle de temperaturas

Daniel de F. S. Campos, diretor da Qualisan Consultoria, destaca que é preciso ter atenção redobrada em basicamente três pontos: organização, limpeza e, principalmente, controle de temperaturas.

Ele destaca que o calor típico do verão dificulta a manutenção dos alimentos nas temperaturas recomendadas, que variam de 0ºC a -18ºC para congelamento, e de 0ºC a 10ºC para refrigeração, de acordo com o tipo de produto. Portanto, os riscos do alimento estragar são maiores.

“Estes cuidados devem ser maiores em todo tipo de estabelecimento de alimentação, mas principalmente naqueles que têm um aumento sazonal no número de clientes e frequentadores, uma vez que a chance de falhas operacionais neste período de ‘sobrecarga’ aumenta muito”.

No caso dos supermercados, cujo volume de mercadorias é maior, e estabelecimentos de cidades turísticas, que recebem uma grande quantidade de clientes nesta época, é preciso ficar de olho na estocagem correta dos produtos e manter a refrigeração adequada para o armazenamento.

Lembre-se que se o consumidor final sofrer algum problema por conta de alimentos estragados, a empresa que manipulou e vendeu o produto poderá ser responsabilizada. Para não correr este risco e tirar todas as suas dúvidas sobre organização, limpeza e temperaturas, consulte a Qualisan!

Leave a Reply