Na ampla gama de serviços oferecidos pela Qualisan Consultoria, um que ganha força no país é o de regularização de empresas do setor agroindustrial de produtos orgânicos. Um bom exemplo dessa atuação está em um cliente da franquia de Petrolina (PE), onde nossos consultores acompanham a empresa “Manjar do Vale” desde o início dos trabalhos de beneficiamento de coco e banana. Desenvolvimento de fichas técnicas para produção, identidade dos itens de acordo com a legislação, análise da produtividade, registro junto à Vigilância Sanitária, entre outros serviços, agora vão resultar na obtenção do Selo Orgânico para o cliente.
Segundo a franqueada Priscila Horácio, foi na época da implantação da unidade Qualisan no Vale do São Francisco que ela conheceu o sr. Relson Carvalho. “Engenheiro elétrico aposentado, há alguns anos ele plantava banana e coco em sua propriedade no município de Abaré, no Norte da Bahia, interior do Vale do São Francisco, quando em março de 2019 resolveu desenvolver produtos e procurou nossos serviços de consultoria sanitária”, lembra Priscila.
Para que ele passasse a produzir água, óleo, farinha e sabonete de coco, além de cocada e farinha de banana verde, o trabalho da Qualisan foi essencial. “Sempre trabalhei com tecnologia, sou leigo no setor agroindustrial, mas tinha esse sonho de investir em um projeto que levasse trabalho e conscientização ambiental para a região onde fica minha propriedade”, conta o dono da empresa Manjar do Vale, que surgiu a partir do trabalho desenvolvido com suporte da Qualisan. Carvalho diz que, quando começou a produção, de forma autodidata, enfrentou dificuldades para adequar os produtos ao que exige a legislação. Foi quando conheceu o trabalho da Qualisan.
“O conhecimento dos consultores foi essencial tanto para as questões burocráticas e técnicas quanto para a prática do desenvolvimento dos produtos”, afirma o cliente. Segundo a franqueada Priscila, tudo o que envolve a regularização das atividades da empresa Manjar do Vale foi realizado pela Qualisan. “Desenvolvemos o Manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, os Procedimentos Operacionais Padronizados, fizemos o treinamento da equipe, assim como a análise da capacidade de produção, entre outros levantamentos, para então dar entrada no pedido de cadastramento junto ao Ministério de Agricultura e Pecuária”, revela.
Dos cerca de dois hectares de produção de banana e oito hectares de plantação de coco – antes vendidos somente in natura – agora sai a matéria prima para a linha de produtos que conta com embalagens, etiquetas e rótulo elaborados pela Qualisan Consultoria. “Os produtos são destinados somente para a região no entorno da propriedade, mas o objetivo é comercializar os itens pela Internet para todo o país, por isso estamos agora no processo de certificação para obtenção do Selo Orgânico”, conta Priscila, acrescentando que uma das etapas em andamento é a regularização do uso da água, com análise de potabilidade, entre outros procedimento.
Com o Selo Orgânico, o proprietário da empresa Manjar do Vale pretende incentivar a agroindústria na região com a produção de itens de qualidade sem o uso de agrotóxicos. “Muitos pequenos produtores acreditam que não é possível plantar sem adubo, o que eu estou mostrando que é viável e levando esse conhecimento para os sítios vizinhos”, explica Carvalho. Ele diz que faz questão do acompanhamento da Qualisan para cumprir as exigências legais que tornam o produto seguro para o consumo e adequado para a comercialização. “Nosso sabonete de coco é muito cheiroso, natural, prensado a frio, totalmente orgânico, mas isso não é suficiente: gosto de tudo dentro das normas e por isso vou esperar o Selo Orgânico para iniciar as vendas online, o que com o apoio da Qualisan sei que vai ser possível”, finaliza.
Para saber mais sobre os serviços da Qualisan Consultoria Sanitária no setor da agroindústria, clique aqui e entre em contato!