Quando está muito quente é comum as pessoas sentirem menos fome. Mas, nem por isso, elas comem menos. Para se refrescar, muita gente não dispensa uma grande tigela de sorvete ou açaí, no entanto, é preciso ficar atento à quantidade, aos ingredientes da fabricação e acompanhamentos.
As informações são da nutricionista da Qualisan, Luiza Crozariol Campos. Outra dica importante é evitar gorduras e manter o corpo hidratado. Assim, é possível passar por essa época sem prejuízos para a saúde e nem quilos a mais.
“Em dias muito quentes, o importante é manter o corpo hidratado, pois todas funções do nosso organismo dependem da presença de água. Se o corpo precisa economizar, ele sofrerá. Dessa forma a ingestão de líquidos deve ser constante”.
O que evitar
É preciso sempre tomar cuidado com os alimentos consumidos dentro e fora do lar. Neste época, atenção especial àqueles servidos crus, como ostras, mariscos e peixes. As carnes e os ovos devem estar bem cozidos.
“Devemos nos atentar às preparações muito manipuladas, com grande mistura de ingredientes como saladas de batata com maionese. Isso porque, com o calor excessivo do ambiente, a conservação é dificultada e o risco de contaminação é elevado, causando as gastroenterites, diarreias, vômitos”, explica Luiza.
Alimentos calóricos, como aqueles ricos em gorduras devem ter o consumo reduzido. “Eles elevam a temperatura corporal, pois, como o próprio nome diz, a caloria do alimento produz calor dentro do corpo. Quem nunca sentiu um calor excessivo após almoçar um prato de feijoada?”
O que consumir
O recomendado é consumir alimentos que hidratam o corpo por serem ricos em água. As frutas como melancia, melão e abacaxi, além das folhas verdes e pepino são ótimos aliados. É preciso beber água constantemente, revezando com água de coco, para repor os minerais perdidos com a transpiração.
Pegadinhas
Alguns alimentos até parecem saudáveis, por conter frutas, mas, na verdade, não são. É o caso dos sucos artificiais e também dos refrigerantes, que são ricos em corantes e açúcares, sobrecarregando o organismo, que precisará de mais água para eliminar todo açúcar ingerido.
Já a bebida alcoólica, como a cerveja, que ao final do dia é muitas vezes desejada para refrescar, é outro engano. O álcool presente é agressor da mucosa do sistema digestivo, piorando casos de azia, queimação e também é responsável pela desidratação.
Luiza destaca ainda que o consumo energético maior que o gasto, ocasiona o ganho de peso. Por isso, é preciso ficar de olho na hora de ingerir sorvetes à base de leite e açaí.
“São alimentos muito refrescantes, mas não se engane. Os sorvetes com leite têm muita gordura e o açaí é muito energético. Então não exagere”.
Prefira os sorvetes à base de água, que são mais saudáveis e refrescantes e, quando optar pelo açaí, combine com frutas, como morango. Esqueça o leite condensado, o leite em pó, entre outros.