Quem passa pelo centro de São Sebastião provavelmente já conhece a Panificadora Elite, estabelecimento comercial que se tornou referência no ramo de alimentação da cidade. O local, que é cliente da Qualisan, também está se consolidando como um dos comércios mais especializados do setor, pois investe constantemente na capacitação dos funcionários.
Prova disso foi a participação de 15 funcionários da Elite no último curso oferecido pela Qualisan na cidade de Caraguatatuba, que ocorreu no mês de março. “Como não podíamos levar muitos funcionários, para não desfalcar a padaria, escolhemos um de cada setor, para que depois do curso esse responsável repassasse o que foi aprendido no curso para os demais”, diz a sócia da Padaria Elite, Ana Paula Gomes Oliveira. Ainda segundo ela, a escolha pelos trabalhadores a serem capacitados também considerou o tempo de casa de cada um deles, pois aqueles que já tinham mais familiaridade com o comércio poderiam aproveitar melhor a capacitação.
A própria Ana Paula fez o curso, mesmo estando nos bastidores cuidando do departamento financeiro do comércio. “Os outros dois gerentes também foram capacitados e foi muito importante para todos nós. Posso dizer que saímos com uma outra visão depois do curso”, aponta.
As melhorias advindas do Curso da Qualisan puderam ser conferidas na prática. Cada funcionário capacitado começou a praticar os ensinamentos do curso. “Além do estímulo, os funcionários começaram a entender o porquê existem as regras. Antes, a gente cumpria a regra porque não queria sofrer autuação, ou seja, somente para atender a fiscalização. Agora, aplicamos as regras porque sabemos o porquê elas são importantes, do ponto de vista de segurança alimentar”, pontua Ana Paula.
Na avaliação pós-curso, o resultado não poderia ser melhor. Os funcionários ficaram motivados, pois além de terem saído da rotina, eles também foram certificados pelo curso e voltaram muito mais estimulados ao trabalho. “E o melhor é que não é um curso cansativo. As palestras são muito dinâmicas e tenho ideia de levar outros funcionários que não puderam ir para os próximos cursos”, diz Ana Paula.