A água potável que você consome é de boa qualidade? Como saber se a água mineral que compramos envasada está apta ao consumo? De fato, responder tais questões é uma tarefa difícil, uma vez que não há parâmetros para mensurar a qualidade da água.
No entanto, para nortear o consumidor sobre a qualidade do produto, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) publicou no mês passado a Portaria 307/2014, que já está em vigor, e vai conceder um selo de qualidade às águas mineirais naturais e potáveis envasadas, vendidas em embalagens descartáveis e de vidro retornável que atenderem aos Requisitos de Avaliação da Conformidade estabelecidos pelo documento. O objetivo da medida é verificar e atestar se o produto está, ou não, dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pela legislação.
As fabricantes, contudo, não serão obrigadas a se submeterem à avaliação, visto que essa demanda por um selo de qualidade partiu do próprio setor encabeçado pela Abinam (Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais), visando, entre outros aspectos, aumentar a competitividade do produto dentro do país. “Mesmo sendo voluntária, a medida já traz um primeiro passo para começarmos a medir a qualidade da água”, diz o diretor da Qualisan, Daniel Freitas S. Campos.
Para obter o Selo de Identificação da Conformidade, as águas mineral e potável de mesa envasadas terão de ser aprovadas em uma série de testes feitos em certificadoras acreditadas pelo Inmetro. Serão realizadas desde a inspeção do rótulo e da tampa da embalagem, para verificar se há risco de adulteração do conteúdo, até a determinação das características químicas e microbiológicas das bebidas.
Nós da Qualisan apoiamos todas as iniciativas que visam orientar o consumidor quanto à qualidade do produto adquirido. Acreditamos que, quanto mais informações fornecidas, melhor o cliente poderá julgar qual produto melhor se adapta à sua realidade.