São muitos os motivos para que estabelecimentos do setor de alimentação contem com um serviço como o da Qualisan Consultoria Sanitária para garantir a qualidade de seus produtos e serviços, assim como evitar penalidades dos órgãos fiscalizadores. Algumas situações, porém, reforçam a importância de um controle rigoroso em relação às questões sanitárias também para evitar processos judiciais. Um dos casos foi registrado na última semana, no Distrito Federal.
Amplamente divulgado na imprensa, como nesta reportagem, o problema envolveu uma rede de padarias em Águas Claras. O estabelecimento foi condenado a pagar R$ 3 mil de indenização a uma cliente que encontrou um esparadrapo usado dentro de um pão comprado no local.
“Uma situação que poderia ser evitada com uma equipe bem treinada em relação às boas práticas na manipulação de alimentos e outros procedimentos essenciais para empresas do setor de food service”, destaca o sócio-proprietário da Qualisan Consultoria, Daniel Campos.
Ele explica que todo estabelecimento está sujeito a penalidades tanto da Vigilância Sanitária quanto Procon, que podem gerar multas, interdições e outras ações de âmbito administrativo. “Paralelamente, vêm as sanções do ponto de vista judicial, que se aplicadas podem gerar indenizações em valores muito mais altos do que o registrado na última semana, na padaria do Distrito Federal”, afirma.
Segundo Campos, diferente de outros processos na Justiça – em que o acusado é considerado inocente até que se prove o contrário – no setor de alimentação é o estabelecimento que deve provar que não é culpado.
Ele explica que o consumidor pode declarar, por exemplo, que passou mal ao comer um alimento sem precisar comprovar que havia algum problema com o produto. “Para o cliente, apenas uma nota fiscal ou outro documento que confirme o consumo em determinado estabelecimento é suficiente. Já o comércio que vendeu o alimento vai precisar demonstrar – em sua defesa – que cumpre todas as exigências sanitárias”, frisa o sócio-proprietário da Qualisan.
Campos acrescenta que esses elementos de defesa incluem planilhas de recebimentos de mercadorias com datas e quantidades; mecanismos que arquivem as temperaturas de freezer e geladeira em cada dia e horário; números de lotes de produtos que já foram servidos; registros de treinamentos; certificados de que está em dia com a dedetização e a limpeza da caixa d’água, entre outros.
Campos lembra que não é nada fácil comprovar tudo isso se não houver uma rotina muito bem definida para cada colaborador e atividade realizada de um estabelecimento. “Esse é o trabalho da Qualisan: fazer com que você se cerque de todos os pequenos cuidados necessários para provar que está de acordo com a legislação sanitária num caso de necessidade”, salienta.
A Qualisan Consultoria Sanitária oferece serviços de regularização da documentação dos estabelecimentos do setor de food service; desenvolve e atualiza manuais de boas práticas e fichas técnicas, faz análises da qualidade da água, oferece treinamentos para colaboradores de todas as áreas que envolvem alimentos, entre outras facilidades para garantir que todas as normas sejam cumpridas e que se evite problemas de ordem sanitária. Clique aqui para conhecer nossos serviços!