Desde a última semana, as equipes da Qualisan Consultoria estão mobilizadas na orientação de todos os clientes em relação aos cuidados com a prevenção do novo coronavírus. O trabalho é realizado tanto para proteção dos colaboradores e consumidores quanto para manutenção das atividades enquanto a pandemia é contida, seja com reforço do serviço de entregas ou outras medidas.
“É um momento delicado que exige do setor de alimentação uma série de adequações, por isso todos os nossos esforços estão direcionados a atuar junto aos clientes para que eles tenham diferenciais que abalem o mínimo possível seu funcionamento”, explica o diretor da Qualisan, Daniel Campos. Ele comenta que, com as mudanças de hábitos que se fazem necessárias, os estabelecimentos que se adaptarem e oferecerem a maior segurança possível para o consumidor, vão se destacar.
Na última sexta-feira (13), um treinamento foi realizado junto a todos os franqueados da Qualisan com entrega de material informativo que, na mesma data, começou a ser distribuída aos clientes. As principais orientações aos estabelecimentos do setor de alimentação e food service são:
- Evitar tocar outras pessoas, assim como beijos, abraços, apertos de mão;
- Higienizar as mãos com frequência;
- Evitar compartilhar objetos como canetas e outros utensílios que não são higienizados com frequência;
- Intensificar a desinfecção de superfícies (mesas, cadeiras, portas, maçanetas, check-outs de supermercados, carrinhos e cestos de supermercados, todas as superfícies de vestiários e refeitórios. Com qual frequência? Quanto mais, melhor! Pelo menos duas vezes ao dia utilizando água sanitária, álcool 70% ou outro desinfetante comercialmente disponível;
- Promover a oferta abundante de álcool gel ou outros antissépticos de uso nas mãos para colaboradores e também para os próprios clientes;
- Ter atenção especial para o afastamento precoce de colaboradores que tenham sintomas similares a de uma gripe (febre e tosse, principalmente);
- Evitar superlotação de ambientes, evitando gerar filas, manter uma boa distância entre mesas e cadeiras, etc.
- Promover a melhor ventilação e insolação possível – ou seja – manter os ambientes o mais ventilados possível, com a maior incidência de luz solar possível;
- Se você trabalha com o sistema self-service: o balcão e utensílios podem se tornar um local de transmissão. pelo compartilhamento de utensílios e pela contaminação do próprio alimento com gotículas de saliva. Por isso, os cuidados têm que ser redobrados: álcool gel ou outro antisséptico nas filas para os clientes poderem desinfectar suas mãos antes de se servir, promover a troca frequente dos utensílios do balcão e troca frequente do próprio alimento exposto;
- Manter sempre disponível água, sabonete líquido em dispenser e antisséptico para as mãos em todos os banheiros do estabelecimento (para clientes e para funcionários).
Nos estabelecimentos dos clientes da Qualisan também está sendo afixado um informativo com orientações aos consumidores. “Os comerciantes que se mostrarem atentos à situação da pandemia e preocupados com a saúde dos clientes com certeza ganham a preferência do público e podem enfrentar melhor esse momento”, reforça o diretor da Qualisan. Ele acrescenta que a equipe comercial também orienta principalmente os restaurantes para alternativas como o reforço do serviço de entregas e as adaptações sanitárias para adoção de novas estratégias de trabalho.
“Vamos passar por esse momento ao lado dos nossos clientes, que ficam mais tranquilos com uma orientação técnica qualificada em relação aos cuidados que é de responsabilidade de cada um deles”, finaliza.