Qualisan elabora tabelas nutricionais

By 22 de janeiro de 2014Serviços Qualisan

Uma das informações técnicas mais importantes nos rótulos dos produtos alimentícios embalados na ausência do consumidor é a tabela nutricional. A elaboração deste material tem várias particularidades, por isso deve seguir as regras definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na resolução RDC 360 de 2003, além de ser realizada por um nutricionista.

É importante ressaltar que essas tabelas nunca devem ser copiadas de produtos similares existentes no mercado, uma vez que pequenas alterações nos ingredientes podem modificar a composição final.

“A formatação da tabela é resultado de um cálculo dos índices nutricionais existentes em cada produto utilizado na fabricação”, afirma Daniel de F.S. Campos, diretor da Qualisan Consultoria, que utiliza um software específico para produzir as tabelas.

As informações da tabela são de grande importância para o consumidor, uma vez que há pessoas sensíveis a diferentes componentes dos alimentos, como lactose e glúten. Os dados contidos nas tabelas nutricionais são fiscalizados pelas autoridades sanitárias e pelo Procon.

Conheça as regras para elaboração da tabela nutricional:

Post_Regras_Q1 Q2_Qualisan

Leave a Reply