Da reserva das diárias ao check-out. Tudo o que envolve a estadia em hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem agora tem novos protocolos sanitários a serem cumpridos para atender às exigências dos órgãos de fiscalização. Adaptações que vão exigir muito planejamento, preparo da equipe e rigor no cumprimento das diretrizes. Por isso, a Qualisan Consultoria desenvolveu um programa especial para atender o setor.
“As particularidades do segmento de hotelaria diferenciam os empreendimentos dessa área de outras empresas que também têm protocolos de prevenção do novo coronavírus para seguir”, comenta Daniel Campos, diretor da Qualisan. Para os meios de hospedagem, foi criado o programa “Hotel com Monitoramento e Controle para a Prevenção da Covid-19”.
Segundo Campos, o pacote de serviços prevê não só o atendimento às novas regras sanitárias definidas para a reabertura de hotéis e pousadas, mas também a tranquilidade dos hóspedes.
“A preocupação com a questão sanitária estará presente por bastante tempo, por isso, ao decidir onde vão se hospedar, as pessoas estarão atentas a todas as medidas adotadas para evitar a contaminação”, ressalta.
Entre os serviços do programa “Hotel com Monitoramento e Controle para a Prevenção da Covid-19” estão:
- sanitização realizada por empresa especializada em todas as áreas do hotel;
- análises laboratoriais de superfícies dos quartos e ambientes comuns para análise de contaminação;
- planejamento ou revisão de todos os procedimentos sanitários, com indicação das devidas adaptações;
- auditorias de avaliação;
– treinamento aos colaboradores de todos os setores do hotel.
Para o hóspede, a Qualisan irá disponibilizar informes com QR Codes que darão acesso a um relatório completo das ações adotadas por aquele hotel. “Isso é uma grande vantagem para os participantes do programa, que terão um meio eficaz de comunicar a seus clientes as medidas implantadas para a prevenção da Covid-19”, explica o diretor da Qualisan, acrescentando que esse relatório contará com datas das auditorias, resultados das análises, fotos dos treinamentos e outros dados que vão despertar a confiança dos hóspedes.
Protocolos Sanitários
Entre as determinações estabelecidas pela maioria dos estados brasileiros em relação à reabertura de hotéis, estão diretrizes que definem o distanciamento social em todas as atividades. Alguns exemplos:
- no serviço de quarto, o copeiro não deve acessar a acomodação, deixando a bandeja em frente à unidade;
- no café da manhã, o recomendável é que sejam montados kits individuais para cada hóspede, assim como reserva de horários junto ao cliente de forma antecipada para acesso à área de café;
- a formação de filas para fazer pedido e retirada de alimentos fica proibida.
Os protocolos de higiene e limpeza também serão ainda mais rígidos, chegando até a setores como a equipe de “front office”. Mensageiros e manobristas devem higienizar as mãos após carregar cada bagagem ou estacionar cada um dos veículos, fazendo também a devida desinfecção das superfícies com que eles tiveram contato: chaves, alças das malas, maçanetas dos carros.
“Implantar todos esses protocolos será um grande desafio caso os hotéis façam isso sem o apoio de um programa especializado como o da Qualisan, que tem mais de 10 anos de atuação em consultoria sanitária”, finaliza Campos.
Para entrar em contato e receber um prospecto do programa “Hotel com Monitoramento e Controle para a Prevenção da Covid-19”, clique aqui.