Dados divulgados recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, todos os anos, pelo menos 600 milhões de pessoas no mundo adoecem e outras 420 mil morrem após ingestão de comida contaminada. Os números alarmantes dão conta de que o impacto disso à saúde pública equivalem à doenças casos de muitas outras doenças. Mais um motivo para você – proprietário de restaurantes, padarias, supermercados ou qualquer negócio do setor de alimentos – adotar medidas de promoção da segurança dos alimentos. A Qualisan Consultoria Sanitária é especializada na prestação desse serviço.
“Infelizmente, ainda é comum que muitas empresas ou estabelecimentos só pensem em medidas para prevenir a contaminação de alimentos depois que são registrados casos de toxinfecção ou outros problemas ligados à ingestão de produtos alimentícios contaminados”, diz o sócio-proprietário da Qualisan Consultoria, Daniel Campos.
Segundo ele, especialmente em pequenas e médias empresas e comércios ainda há muita dificuldade no cumprimento dos requisitos de segurança de alimentos. “A Qualisan foi criada há 10 anos justamente para atender esses estabelecimentos menores de forma a diminuir os riscos não só da contaminação que prejudica a saúde dos consumidores, mas também pode gerar multas e outras penalidades por parte dos órgãos de fiscalização”, ressalta.
Campos explica que, com tantos detalhes referentes à administração de um estabelecimento que serve qualquer tipo de alimento, muitas vezes a questão sanitária, por ser complexa e envolver recursos humanos e financeiros, nem sempre alcança os níveis necessários para garantir a segurança dos consumidores. “É aí que pequenas atitudes do dia dia, na manipulação ou conservação dos alimentos, por exemplo, pode causar grandes danos”, alerta. Ao contar com os serviços da Qualisan Consultoria, o sócio-proprietário destaca que nenhum detalhe passa despercebido e que as empresas clientes passam a ter especialistas sempre acompanhando de perto a qualidade dos produtos servidos.
“Além de toda a parte de documentação e cumprimento da legislação sanitária, cuidamos de tudo o que envolve o cuidado com os alimentos: manuseio, armazenamento, refrigeração. Enfim, todo o caminho percorrido do momento em que o alimento ou matéria prima chega à empresa até a hora em que é vendido ou servido ao cliente”, conta Campos. Para ele, quanto mais as empresas investirem em ações de prevenção, menores os riscos de provocar doenças ou até mortes relacionadas ao consumo de alimentos contaminados. “É por isso que entre os serviços que prezamos muito e realizamos com frequência junto aos nossos clientes estão os treinamentos e reciclagem das equipes que lidam com os alimentos”, frisa.
Daniel Campos acredita que dados como os divulgados pela OMS são importantes para provocar reflexão sobre as responsabilidades de cada um nos cuidados com a comida. “Além de todo mal estar causado ao paciente por uma doença transmitida por alimentos, há uma série de consequências relacionadas a esse problema como custo com tratamento, afastamento ou perdas na produtividade no trabalho, enfim, gastos que podem ser colocados na conta da empresa ou restaurante que forneceu a comida contaminada”, frisa.
O sócio-proprietário da Qualisan Consultoria finaliza lembrando que o seu estabelecimento deve ser visto com confiabilidade pelos consumidores para que os clientes sintam segurança ao consumir seus produtos. “Adotar e seguir as boas práticas são premissas obrigatórias para o sucesso de qualquer negócio no setor de alimentação”, pontua.
Para conhecer os serviços da Qualisan, clique aqui.