Higienização de reservatório de água deve ser periódica

By 4 de fevereiro de 2014Dica técnica

Reservatório de águaA higienização correta de reservatórios de água ou caixas d’água é muito importante para os estabelecimentos comerciais e industriais que atuam no setor de alimentação.

Afinal, além de garantir a qualidade da água utilizada na fabricação dos produtos e consumida pelos clientes, a medida afasta qualquer possibilidade de problemas com a Vigilância Sanitária ou outro setor de fiscalização.

O artigo 68 da Portaria do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) nº 05/13, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, determina a obrigatoriedade da “existência de reservatório de água potável tampado e de fácil higienização, cuja superfície interna deve ser lisa, resistente, impermeável, livre de descascamentos, rachaduras, infiltrações e vazamentos”.

A legislação diz ainda que a “higienização do reservatório deve ser executada conforme métodos recomendados por órgãos oficiais e realizada a cada seis meses ou na ocorrência de acidentes que possam contaminar a água, tais como queda de animais, sujeira, enchentes, entre outros”.

De acordo com o diretor da Qualisan, Daniel F. S. Campos, a maior parte dos municípios do Estado segue como padrão a limpeza dos reservatórios a cada seis meses. Mas, em alguns casos, o tempo é menor e pode chegar a quatro meses de intervalo entre as higienizações. Para locais como residências e condomínios, a recomendação é a mesma.

“Além de seguir as regras, outra dica importante é sempre verificar se o fechamento dos reservatórios está adequado, pois caixas abertas com muita frequência apresentam insetos mortos em seu interior e até aves, como pombos, que acabam caindo”.

Higienização
A portaria estadual estabelece regras para a execução do trabalho de higienização. O artigo 65 destaca que as operações devem ser realizadas por funcionários capacitados, seja de uma empresa especializada ou do próprio estabelecimento.

“Em ambos os casos, deve haver um registro escrito ou certificado de que o procedimento foi executado, incluindo quem executou e o produto e método utilizados”.

Durante a higienização, com uso de produtos de limpeza e desinfecção alcalinos, ácidos, ou oxidantes fortes, como hipoclorito de sódio, os manipuladores devem utilizar
luvas nitrílicas de cano alto, óculos e botas de borracha.

A quantidade utilizada deve seguir as instruções de uso e de segurança recomendadas pelo fabricante dos produto.