Qual a diferença entre limpeza e desinfecção?

By 18 de março de 2014Dica técnica

Sabia que a limpeza e a desinfecção de ambientes, como cozinhas, por exemplo, não são os mesmos processos? E por isso não devem ser feitos ao mesmo tempo, já que ao invés de potencializar o resultado, acaba anulando-o? É o que explica a nossa dica técnica de hoje.

A limpeza é a remoção mecânica de sujeiras consideradas grosseiras, que são fragmentos visíveis e restos de alimentos. Essa ação pode ser feita com esfregão ou pano úmido, só não pode ser um pano de linha que deixa resíduos.

É nessa etapa que são feitas a lavagem com água e componente com função saponácea ou detergente, que promove remoção da sujeira e gordura residual (material orgânico mais fino). Mas é preciso ficar atento ao tipo de produto utilizado.

“A maior parte das pessoas, principalmente no comércio, mistura a água e sabão com produtos a base de cloro. É comum, mas diminui a eficácia do cloro. Ao misturar e aplicar num ambiente ainda não limpo, o cloro é inativado. O indicado é lavar com água e sabão e depois desinfectar”, explica o diretor da Qualisan, Daniel F. S. Campos.

A limpeza termina com a lavagem, depois vem a desinfecção com produtos desinfectante com a função específica de matar os micro-organismos invisíveis.

Materiais


Pode-se usar materiais com cloro (hipoclorito de sódio, conhecido como água sanitária). Embora eficaz na desinfecção, o cloro tem algumas desvantagens. Uma delas é que acelera o processo de corrosão de metais, que enferrujam com mais facilidade. Outra desvantagem é o odor, que é forte.

A alternativa é usar desinfetantes do grupo das amônias quartenárias, encontradas no comércio especializado, cujo poder de eliminação dos micro-organismos reduz o processo de corrosão dos metais.

Este tipo é muito usado na indústria, mas pouco no comércio. Além disso, os produtos com amônia não têm cheiro. Foi isso que fez o desinfetante de amônia não ser tão popular, porque sem cheiro, as pessoas achavam que não estava limpo.

“O que é um grande erro. Ficam desinfestados sim e com as vantagens de não estragar os materiais e não ter cheiro incômodo”.

Tem dúvidas sobre procedimentos e produtos? Fale com a Qualisan.