Trabalhando como consultor na área de segurança alimentar

By 27 de março de 2014Sem categoria

Dr. Daniel_1_recortPor Daniel F. S. Campos

Após o início dos trabalhos da franquia da Qualisan em São José do Rio Preto, em agosto de 2013, e da divulgação da possibilidade de abertura de mais unidades franqueadas em todo o país, tenho conversado com muitos interessados em se tornarem consultores na área de segurança alimentar por meio da franquia Qualisan. Por isso, hoje falarei das características necessárias aos profissionais ou interessados na área.

Consultoria é um serviço que consiste em usar conhecimentos anteriores para auxiliar alguma empresa ou indivíduo no momento atual. Os consultores são pessoas que desenvolvem trabalhos pontuais ou contínuos para empresas que desejam errar menos ou acertar muito em seu dia a dia.

A consultoria exige dos profissionais algumas habilidades e competências, entre as quais gosto de destacar as seguintes:

  • Conhecimento: Ter experiência permite ao consultor uma percepção crítica e relevante das situações. Embora muitos profissionais possam se tornar bons consultores, inicialmente, é uma atividade que exige vivência. Assim, aos recém-formados ou ingressantes na carreira, recomendo veementemente que participem de equipes de consultores para, com o passar dos anos, transformar o conhecimento acadêmico em conhecimento prático, adaptado à realidade;
  • Elevada capacidade de comunicação: Pouco adianta ter grandes conhecimentos sem a capacidade de comunicar, que não se restringe a falar ou escrever bem, engloba a percepção do outro, compreensão das informações, reconhecimento das necessidades e possibilidades, para que o conhecimento que venha a ser compartilhado e incorporado;
  • Boa capacidade de se adaptar e aprender: Todos os dias nos deparamos com problemas novos, em diferentes clientes e atividades, sendo necessário em muitos casos estudar, buscar ou mesmo criar soluções novas para situações impensadas.

É evidente que no mundo de hoje, altamente tecnificado no âmbito da informática e telecomunicações, outras habilidades relacionadas a computadores, softwares, telefonia e transmissão de dados são fundamentais, bem como o bom e velho domínio da língua portuguesa. Mas isso não precisa nem ser dito, certo?

Assim, aos interessados em se tornarem consultores na área de segurança alimentar, o caminho começa por aí: sejam bons comunicadores, exercitem suas capacidades de aprender, de buscar, de inventar e procurem uma boa equipe!

Daniel de F. S. Campos é medico veterinário sanitarista, PhD em Ciências e diretor da Qualisan Consultoria